sábado, 7 de junho de 2008

A VISÃO DE DEUS PARA A IGREJA

Bem sabemos que a visão de discipulado foi introduzida pelo nosso Senhor Jesus Cristo como mandamento a sua Igreja. Sabemos também que não é algo aleatório, mas que Ele começou a fazer e ensinar (Atos 1:1), para que fizéssemos. O que não entendemos é o motivo para o discipulado, para isto mencionaremos os princípios básicos para meditarmos e entendermos.
1.TREINEM OUTROS PARA AJUDAR
"Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim. Se assim fazes comigo, matame eu te peço..." Nm 11:14,15.
Moisés pede a Deus que o mate, pois está cansado com os muitos problemas do povo que tem que julgar a luz da lei Divina, e nem mesmo tem feito isto devidamente, pois também o povo tem que aguardar em fila para que possa Moisés julgar e aconselhar. Quando ouviu Deus (e ao sogro Jetro) descobriu a solução pelo conselho de Deus, aliás, sempre a solução está no conselho de Deus, como o que Jesus disse quando mandou fazer discípulos. "E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, de quem sabes que são anciãos do povo, e seus oficiais, e os trarás perante a tenda da congregação, e alí se porão contigo" Nm 11:16, "E tu dentro o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiores de mil, maiores de cem, maiores de que cinquenta e maiores de dez. Para que julguem este povo em todo o tempo..." Ex 18:21,22.
Os versículos das Escrituras nos ensinam que os dons de liderança foram dados a Igreja para ensinar e treinar pessoas que sejam ativas na obra de Deus. Este era o propósito do ministério de Moisés, só que ele não sabia. A Igreja nos dias de hoje também não sabe da sua função de ensinar e treinar pessoas para ensinarem.
a)Uns ensinam a outros, Paulo explícito quando diz a seu jovem discípulo Timóteo, agora enviado que ele deveria ensinar a outros que ensinassem a outros e assim sucessivamente. "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouvistes, confia-o a homens fiéis e que sejam idôneos para também ensinarem a outros" 2 Tm 2:2. Seria então a propagação do Evangelho de Cristo, numa escala de multiplicação que motivaria a divulgação rapidamente pelo mundo inteiro.
Se você ensinar e treinar um crente por um ano com a visão de discipulado e frutos, e no segundo ano você e o crente capacitado ensinar e treinar outros crentes e assim sucessivamente teriamos a seguinte expansão:
Ano 1 ___ 2 pessoas
Ano 2 ___ 4 pessoas
Ano 3 ___ 8 pessoas
Ano 10 ___ 1.024 pessoas
Ano 20 ___ 1.048.577 pessoas
Ano 33 ___ 8.589.934.592 pessoas
Em 33 anos, nesta proporção o mundo seria alcançado. "Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos" Ap 7:9 Sim o Senhor que uma multidão de salvos. "O Senhor não querendo que alguns se percam, se não que todos venham a arrepender-se" 2 Pe 3:9.
b)Frutos que permanecem, sem dúvida a necessidade de pessoas convertidas que tendo a visão clara do senhorio de Jesus, de onde estã, o que são em Jesus e para onde irão, e assim permaneçam em Cristo Jesus como que ligados à videira e não ramos soltos, é indispensável ao Reino de Cristo "Não me escolhestes vós a mim, mas Eu vos escolhi a vós, e vos nomeei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça..." Jo 15:16.
2) ENSINAR-LHES A BÍBLIA
Qual ensino devemos ter na Igreja?
Ensino que provém do Pai celestial, ensino de sua Palavra. "E declara-lhes os Estatutos e Leis..." Ex 18:20.
Muitas vezes, no ensino, perde-se o foco, isto é o que realmente é o fundamento ou o principal, inclusive nos seminários teológicos. Como diz em Romanos 7:14 "Bem sabemos que a lei é espiritual...", mas o tratamento dado a ela é natural, assim não tem revelação da parte de Deus.
a)A realização acadêmica não é a meta, os judeus estavam maravilhados com o conhecimento de Jesus, pois sabiam que Ele não possuía credenciais da escola farisaica. "Como sabe essas letras não as tendo aprendido" Jo 7:15 e 6:63.
b)Procure obreiros, sim a característica do modelo de Jesus Cristo com o seus seguidores era o do aprender pelo Espírito fazendo na prática, aliando os ensinosde Jesus Cristo com a prática. "E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos, rogai para que envie obreiros para a seara." Lc 10:2.
3) MOSTRAR-LHES O TRABALHO A SER FEITO
"...e faze-lhes saber o caminhoem que devem andar (viver) e a obra que devem fazer" Ex 18:20.
A vida na Igreja requer a ousadia de viver e fazer conforme Jesus não só começou a fazer, mas também a ensinar.
"E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante de sua face, de dois a dois, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir."
4) TRANSFIR AUTORIDADE (UNÇÃO)
"E... e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles: e contigo levarão o cargo do povo, para que tu só não os leve." Nm 11:16,17.
Este é um princípio dos mais importantes (mas talvez esquecido) do ensino e treinamento do povo de Deus. Sem o poder do Espírito Santo, dentro do princípio de autoridade, o trabalho se torna ineficiente. Sem termos a consciência da presença do Espírito Santo sobre o ministério ficamosentregue a nossa força. "E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre os demônios, e para curarem enfermidades" Lc 9:1.
Outro ensino importante encontramos em 2 Reis 9:9-15 onde vemos a unção compartilhada de Elias para Eliseu, segundo o ensino, fé e disposição de Eliseu.
Quem trasfere a unção é o Senhor Deus, não somos nós. "...e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles..." Nm 11:17.
5) TRANFIRA A CARGA
Se encontramos um homem buscando responsabilidade, promova-o, ele será uma bênção para a obra do Senhor. Mas se não quiser compromisso, provavelmente não dará certo na obra. Sempre vemos os homens que Deus usou, dispostos para toda boa obra, pastoreando o rebanho não por que foi constrangido a isto, mas por espontânea vontade e como modelos para o rebanho.
O exemplo está na Palavra em 1 Pedro 5:1-4.

Nenhum comentário: